Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Padre é condenado a pagar danos morais por impedir interrupção de gravidez

Publicado por Felipe Holanda
há 7 anos

Padre condenado a pagar danos morais por impedir interrupo de gravidez

De acordo com o Informativo 592 do STJ, caracteriza abuso de direito ou ação passível de gerar responsabilidade civil pelos danos causados a impetração do habeas corpus por terceiro com o fim de impedir a interrupção, deferida judicialmente, de gestação de feto portador de síndrome incompatível com a vida extrauterina.

No caso analisado pela 3ª Turma do STJ, no REsp 1.467.888-GO, uma mulher descobriu que o bebê que ela estava esperando possuía uma má- formação conhecida como "Síndrome de Body Stalk", que torna inviável a vida extrauterina.

Diante disto, a gestante conseguiu autorização judicial para interromper a gestação e foi internada com esse objetivo.

No entanto, após saber do ocorrido, um padre impetrou habeas corpus em favor do feto pedindo que o Poder Judiciário impedisse o aborto.

Quando a mulher já estava há três dias no hospital fazendo o procedimento de aborto, foi deferida a liminar no HC e determinou-se que o procedimento fosse suspenso e que a gravidez prosseguisse.

Assim, a mulher teve que voltar para sua residência e após alguns dias nasceu a criança, que morreu menos de duas horas depois do parto.

  • Publicações9
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações617
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/padre-e-condenado-a-pagar-danos-morais-por-impedir-interrupcao-de-gravidez/438137780

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deve ser imensurável a dor que está "pobre mãe" sentiu. Esse maldito padre já deveria ter perdido a batina, bem você deveria estar preso. continuar lendo

O padre deveria responder como pessoa física e a Igreja também !
Se a Igreja responder a processo e pagar indenização nesses casos, o padre será expulso e outros não vão se intrometer em casos particulares (sem o devido apoio da instituição) continuar lendo